domingo, setembro 28, 2014

29 de Setembro, Dia de S. Miguel Arcanjo!

Igreja Matriz de S. Miguel Arcanjo, Fornos de Algodres.

O dia 29 de Setembro e não só o dia do patrono de Fornos de Algodres e da Muxagata, (S. Miguel Arcanjo) mas e também o feriado nacional do Município!
A igreja de Fornos já tem como patrono S. Miguel, pelo menos desde do século XII, mas provavelmente o terá, desde a sua fundação, que aconteceu em data incerta dos primeiros tempos do cristianismo.
Tanto quanto sei, e ate contra o que escreveu o Monsenhor Pinheiro Marques, o documento mais antigo que se refere a esta igreja, são as "inquiricoes da Beira e Alem Douro, de 1258, de D. Afonso III."
Este ano a matriz de Fornos, ira novamente ter residência paroquial, que será inaugurada e benzida pelo Bispo Diocesano de Viseu, depois de a ter perdido, com as medidas legislativas, tomadas quer durante a época liberal monárquica, quer durante a primeira republica.

Como já referi também, a Igreja da Muxagata tem também como padroeiro S. Miguel, o que reforça o facto, de que S. Miguel que foi um dos Arcanjos escolhidos, para proteger os cristãos, nas suas mais antigas igrejas. Pois pela sua antiguidade (templo em forma de basílica) a igreja da Muxagata e seguramente, uma das mais antigas igrejas concelhias!


Embora bastante recente, a tribuna do altar mor da igreja da Muxagata, (uma construção do final do barroco), que conserva no entanto um patrono muito mais antigo!

Sem comentários: