segunda-feira, setembro 23, 2013

O Sao Miguel Arcanjo, estorias, e eleicoes!

A torre e o telhado da Igreja de S. Miguel Arcanjo, Matriz de Fornos de Algodres.
Diz o nosso povo, que "depois do S. Miguel, cachos e figos por onde os houver", esta frase reflete que, depois desse dia já quase toda a gente vindimou e apanhou os melhores figos. Também reflete o que se passava nesta altura, pois era pelo S. Miguel, que se pagavam as rendas das propriedades agrícolas, e, se faziam os novos arrendamentos, isto num município, em que a maioria das terras estavam em posse de umas quantas famílias, e a maioria da população vivia de trabalhar para elas, ou nas terras da sua propriedade.
Também se dizia que; "pelo S. Miguel se acaba a sesta e o farnel", isto porque os dias começam a ser cada vez mais pequenos.
Vem esta lenga lenga para lembrar, a festa deste Santo muito de devoção na "Terra d'Algodres", que se vai realizar no próximo dia 29 de Setembro, dia da sua festa canónica, mas também feriado municipal de Fornos de Algodres.
S. Miguel Arcanjo e o padroeiro da Vila de Fornos de Algodres, e da freguesia da Muxagata, e este ano e também, e o dia das "santas eleições  autárquicas", por isso não se esqueçam!

2 comentários:

Idanhense sonhadora disse...


Olá , olá !!!Ao ler a sua descrição parecia-me estar a ver a minha terra há uns anos atrás .Também na minha o dia de S.Miguel tinha toda essa importância de que fala .Havia tb a maior feira do ano e nela se trocava ou vendia o gado, tal como se arrendavam as terras e escolhiam os ganhões para nelas trabalharem .Bem lembrado que este ano é preciso não esquecer as eleições e ir mesmo votar ...
Um grande abraço
Quina

aluap disse...

Era assim antes da emigração. Modernamente, há poucos agricultores e muitas terras "de poiso". Pelo menos, as autárquicas servem para dar vida aos concelhos da nossa região de 4 em 4 anos e ainda aparecem, nesta altura, magotes de "novos residentes". Pena que é só no papel :-(
Quanto ao "S. Miguel das uvas" em muitos lados é, como sabe, celebrado no mês de Agosto.
Lembro-me bem da festa do S. Miguel, na Quinta da Ponte, ser feita no último domingo de Setembro, ultimamente é feita no primeiro domingo de Setembro, mas parece, assim ouvi dizer, que no dia 29 de Setembro...todos os anos... é celebrada uma missa e o povo da Qt.ª da Ponte guarda Dia Santo! Ainda bem!
Termino com outro dito popular: "São Miguel das uvas, tanto tardas e tão pouco duras".

Um abraço forninhense.