sexta-feira, abril 06, 2012

A Paixao e a Pascoa dos Cristaos!

Oratorio de Nosso Senhor do Bomfim
Vila Cha, Fornos de Algodres
Celebram os cristaos hoje, "Sexta-Feira Santa"; o dia mais triste e sombrio, do calendario liturgico.
Neste dia nao se celebra nenhuma missa, nao se encontra a Eucaristia em nenhuma igreja, nem tocam os sinos!
Fazem-se usalmente "Vias-Sacras", algumas ao vivo, a relembrar e comemorar, os ultimos passos da vida terrena, de Jesus o "Yashua" judaico!
Tambem se celebra, normalmente a noite, a cerimonia da Leitura da Paixao e da adoracao da Cruz, que em algumas localidades, finaliza com a Procissao do Enterro do Senhor!
Ja la vao mais de trinta anos, desde que assisti pela ultima vez a "Procissao do Enterro do Senhor" na minha Vila de Fornos de Algodres. Sempre foi uma cerimonia que muito me tocava espiritualmente, principalmente quando acompanhada pelos acordes funebres da Banda filarmonica, passava pelas ruas medievais da vila e, as pessoas colocavam velas acessas nas janelas, a sua passagem!
Como eu nao posso, convido a todos a assistir, e lembrem-se com uma oracao, de muitos como eu, que estanto tao longe da terra que os viu nascer, nunca a esquecem!

Uma Santa Sexta-Feira e, Uma Feliz e Santa Pascoa a todos!

1 comentário:

aluap disse...

Na minha terra na quinta-feira Santa era o lava-pés (o Sr. Pe. lavava os pés a 12 homens, sinal da humildade); na sexta-feira Santa os sinos calavam-se e só voltavam a badalar no Sábado às 10h e todos cantavam a Aleluia; no Domingo de Páscoa era a Procissão da Ressurreição de Jesus Cristo e a Visita Pascal que ainda este ano se fizeram, mas já sem o encanto de outros tempos. Mostrarei lá no blog alguns momentos da solene procissão brevemente.
Na segunda-feira de Páscoa depois da Santa Eufémia jogava-se à panelinha.
E pronto...como até Domingo de Pascoela é Páscoa, resta-me desejar a si e a todos os leitores do blogue continuação de uma Feliz e Santa Páscoa.