quarta-feira, julho 28, 2010

A "Senhora da Graca" padroeira concelhia! E a uniao das freguesias com a vila!

Capela de Nossa Senhora da Graca, Fornos de Algodres
As celebracoes do programa "Fornos Vida" realizada recentemente, a que ja me referi e saudei, veio trazer-me novamente a mente uma ideia que ja tinha apresentado posteriormente, sobre outra possibilidade.
O nosso municipio e pequeno e esta economicamente e comercialmente um pouco estagnado, na realidade nunca foi muito comercial!
Ora acontece que e com eventos como o que referi acima, que conseguimos trazer mais gente das aldeias a vila e com isto, conseguirmos dinamizar um pouco o comercio, a restaucao e ate dar mais vida a nossa bonita vila.
Queria apresentar-vos uma ideia a que ja me referi anteriormente, estou convicto de que ja e atrazadita para este ano, quem sabe nao podia ser aproveitada para outros.
Vao realizar-se brevemente as festas da Senhora da Graca, ora devido ao facto de actualmente os tres sacerdotes do arciprestado residirem em Fornos e seram quem coordena as actividades religiosas de quase todo o municipio. Por que nao fazer com que estas celebracoes de Nossa Senhora da Graca, sejam uma grande festa mariana concelhia ou arciprestal. Fazendo com que estejam nelas representadas, todas as paroquias com a imagem mariana de maior devocao em cada uma delas.
Isto traria muito mais participacao de todo o concelho, nao so na parte religiosa como na parte profana, alem disso esta veneracao da "Senhora da Graca" e a patrona das freguesias do; Sobral Pichorro, Fuinhas, Vila Ruiva, Figueiro da Granja, e pelo menos existe uma capela com essa invocacao em Casal Vasco.
Ao mesmo tempo poderiam ser convidadas todas as freguesias, a ter uma tasquinha ou pequena loja, no recinto de festas, em que divulgassem as suas diferencas o seu patrimonio e as suas originalidades.
Bem sei que ja estamos como disse atrazados e ate podera haver razoes que eu desconheco, que possam impedir de por em pratica esta ideia maluca, mas quem sabe nao seria aproveitavel!
E se nao para este ano, quem sabe nos vindouros.

2 comentários:

NS disse...

Caro Albino,
Passei por aqui para lhe deixar um grande abraço e os meus parabéns pela nova imagem deste blog (a condizer com as cores do Verão)!

Al Cardoso disse...

Caro Nuno:
Bem haja meu amigo que tenha um excelente verao.
Ainda nao e certo mas provavelmente andarei uns dias pela nossa terra no principio do Outono e gostaria de estar consigo!

Um abraco de amizade dalgodrense.